Por Lola Kuperman
Os flavonoides, compostos presentes em alimentos como frutas vermelhas, chás, chocolate amargo e vinho tinto, reduzem a resistência à insulina, regulam o nível de glicose no sangue e tem ação anti-inflamatória, segundo um novo estudo publicado no Journal of Nutrition.
Segundo os pesquisadores, a ingestão de alimentos ricos em flavonoites pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2.
O estudo foi realizado com duas mil mulheres saudáveis, entre 18 e 76 anos, que preencheram questionários sobre sua alimentação diária e forneceram amostras de sangue durante um período de quatro anos. Foi o primeiro estudo em grande escala a observar os efeitos dos flavonoides e sua relação com o diabetes.
“O estudo se concentrou nas flavonas, encontrado em ervas e hortaliças, e nas antocianinas, presentes nas frutas vermelhas, uvas rosadas, vinho tinto e outras frutas vermelhas ou azuis”, explica Aedin Cassidy, pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de East Anglia, na Inglaterra.
O diabetes tipo 2 se origina de uma resistência do organismo à insulina. As mulheres que ingeriram uma quantidade maior de flavonoides apresentaram menor resistência ao hormônio. O consumo elevado de antocianinas também foi associado a um menor risco de inflamação crônica e diabetes.
As mulheres que incluíram chá, mirtilos, amoras e outros alimentos ricos em flavonoides na dieta também adotaram um estilo de vida mais saudável, o que pode ter contribuído para os resultados.
Os flavonoides proporcionam uma longa lista de benefícios à saúde, além dos citados pelo estudo. Possuem propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas; inibem o crescimento das células cancerosas; ajudam a tonificar o músculo cardíaco; aumentam a resistência dos vasos sanguíneos, prevenindo hemorragias e evitando a formação de trombos.
Os flavonoides também protegem o fígado e o estômago, auxiliando na regeneração desses órgãos, e contribuem para a redução do colesterol.
No entanto, tanto o vinho tinto como o chocolate devem ser consumidos com moderação. Uma dieta rica em calorias e o consumo excessivo de álcool também aumentam o risco de desenvolver o diabetes.
Confira algumas ideias para incluir os flavonoides em sua dieta de forma saudável:
Acrescente frutas vermelhas na salada
Corte o alface em pedaços e espalhe rodelas de maçã, amêndoas torradas e frutas vermelhas. Tempere com mel, vinagre ou azeite de oliva.
Para terminar um dia estressante
Derreta uma barra de chocolate amargo em banho-maria, misture com amoras e acompanhe com uma taça de vinho tinto, ao som de Billie Holiday.
Chá a qualquer horaUm chá é uma boa opção em qualquer estação, seja para começar a manhã ou relaxar à noite, no frio e no calor. No verão, experimente chá verde com laranja ou chá preto com limão e menta.
Coquetel de frutas vermelhas sem álcool
Recomenda-se um copo de suco de frutas vermelhas (como morango, amora,framboesa ou mirtilo) por dia para prevenir infecções urinárias e úlceras estomacais. Encha um copo grande com gelo, acrescente o suco até a metade e complete com água com gás. Fica uma delícia.
Brownies de chocolate saudáveis
Derreta 150 gramas de chocolate amargo no microondas por um minuto e meio, acrescente 100 garmas de manteiga e aqueça por mais um minuto e meio. Em outro recipiente, bata dois ovos com uma xícara de açúcar e misture com o chocolate. Adicione meia xícara de farinha e mexa até a mistura ficar homogênea. Unte uma assadeira, polvilhe com farinha e leve a mistura ao forno pré-aquecido durante 15 minutos. Depois de esfriar, corte os brownies em quadradinhos. Para acompanhar, uma taça de vinho tinto.
Chá de cacau, um poderoso antioxidante
Ferva 350 ml de água, adicione duas colheres de chá de cacau moído e ferva durante mais cinco minutos. Apague o fogo e acrescente um pauzinho de canela, meia colher de chá de essência de baunilha e gengibre. Deixe repousar por oito minutos, coe e sirva bem quente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário