© Shuji Kobayashi/GettyImages
Por Gabriel Tonobohn
Mesmo que você tente buscar uma alimentação mais saudável, as vezes é fácil se enganar com o marketing das empresas do ramo alimentício e acabar consumindo algo que não vai fazer bem para você ou sua família.
É sempre bom olhar com calma os ingredientes e a tabela nutricional de cada produto antes de comprá-lo. Outra boa dica é sempre preferir alimentos orgânicos e evitar qualquer produto industrializado. Veja aqui uma lista de alimentos que são muitas vezes considerados saudáveis por engano, mas que na verdade podem fazer mal para você.
1 - Sucos industrializados
© Ian Hooton/GettyImages
Sucos são supostamente saudáveis, certo? Infelizmente, a não ser que o suco seja natural, você deve evitá-los. Sucos de caixinha contém muito pouco da fruta e são compostos basicamente de água, açucar, sabores artificiais e xarope de milho. A pouca quantidade de fruta neles é tão processada que dificilmente conserva qualquer nutriente da fruta original. Sucos de caixinha são péssimos para a saúde. Prefira beber água ou, claro, sucos naturais.
2 – Bebidas esportivas
© Charles D. Winters/GettyImages
A não ser que você seja um atleta que acabou de terminar um treino prolongado e vigoroso, essas bebidas não são para você. Elas contém carboidratos como glicose, maltodextrina e um pouco de frutose. Elas ajudam a compensar as perdas de sudorese, causada pela perda de sódio pelo suor.
Bebidas esportivas não são refresco e não te oferecem nenhuma vantagem a não ser que você esteja praticando atividades físicas intensas.
3 – Óleos vegetais
© Maximilian Stock Ltd. /GettyImages
Com o medo das gorduras saturadas, houve um aumento no consumo de óleos vegetais feitos do milho, canola, soja e outros, considerados mais saudáveis.
O problema é que todos os óleos vegetais fritos (sim, todos!), geram em altas temperaturas, entre outras substâncias, o HNE, um sub-produto de ácido graxo nocivo à saúde. Essa toxina está relacionada com males como doenças cardiovasculares, derrames, alzheimer e câncer, pois sua alta reatividade com moléculas protéicas do DNA e RNA altera de forma substancial o funcionamento celular.
4 – Comidas com baixo teor de gordura
© Glow Images, Inc/GettyImages
É verdade de gorduras saturadas não são tão boas para a saúde, mas as fabricantes de alimentos aproveitaram essa onda saudável para criar comidas com baixo teor de gordura e/ou livre de gordura.
O problema é que eles fazem isso substituindo a gordura com químicos, açucares e adoçantes artificiais, para manter o sabor. Essas coisas conseguem ser muito piores para a saúde do que a gordura saturada.
5 – Salgados sem glúten
© Trevor Williams/GettyImages
Não importa se os salgadinhos são vendidos sem gordura, com pouco carboidrato ou sem glúten. Junk food é junk food. O fato de não conter glúten ou gordura não o torna saudável. Eles geralmente contam com a presença de amidos e açucares complexos que vão direto para o seu sangue.
6 – Margarina
© Andy Crawford/GettyImages
Coloque isso na sua cabeça: margarina é um veneno para a sua saúde. Margarina não é nada mais que óleo vegetal processado e é rica em gordura trans. Comer margarina não é melhor do que beber uma colher ou duas de óleo diretamente da garrafa.
Já a manteiga, apesar de conter muita gordura, é bem mais saudável, além de ser fonte de vitamina K2 e conter proteína e outros nutrientes.
7 – Barras energéticas
© Maximilian Stock Ltd. /GettyImages
Aqui vale a mesma dica das bebidas esportivas: barras energéticas ou de proteína não são recomendadas a não ser que você seja um atleta que acabou de terminar seu treino.
Atletas precisam de um nível de proteína maior do que a média das pessoas. Mas a maioria dessas barras tem alto teor de açucar, farinha branca, xarope de milho, gordura trans e outras coisas que você normalmente não gostaria de consumir. Na verdade, mesmo que você for um atleta, se puder evitar isso tudo, ainda melhor.
8 – Cereais matinais
© Brand New Images/GettyImages
Cereais matinais são, em geral, muito processados, o que fazem perder a maioria dos nutrientes dos grãos originais. Geralmente também, são cheios de açucares e carboidratos.
Fuja das marcas mais famosas e procure cereais orgânicos sem açucar. Sempre verifique a tabela nutricional e os ingredientes usados no produto antes de comprá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário